Unidade São Mateus

11 2012-4394

Unidade Belem

11 2692-0246

Enviando...

Erro ao enviar.

Enviado.

CONTATO

Ortodontia

O que é ortodontia?

Ortodontia é a especialidade da odontologia que estuda o crescimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições de alter decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões.

 

Em que idade deve ser realizada a primeira consulta ao ortodontista?

Apesar de não existir idade mínima para realizar a primeira consulta ao ortodontista, a época mais oportuna é no começo da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes, ou seja, no início da dentição mista.

 

O clínico geral poderá fazer essa avaliação inicial e encaminhar o paciente se necessário?

Sim, o clínico ou odontopediatra normamente estão preparados para detectar alguma alteração na normalidade e encaminhar para uma avaliação ao ortodontista.

 

Quando da necessidade de tratamento, quais os benefícios além da estética?

A principal função do tratamento é reestabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores e inferiores), que é fundamental para a correta mastigação e, consequentemente, adequada nutrição e saúde bucal. Com o restabelecimento da oclusão evitam-se problemas de respiração, deglutição, fala e da articulação temporomandibular.

 

O paciente adulto poderá se submeter ao tratamento?

Sim. Não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico, embora no paciente adulto alguns cuidados especiais devam ser tomados, principalemente em relação aos tecidos de suporte dos dentes, que podem chegar a contra-indicar o tratamento. Este pode ser mais lento e limitado, devido a falta de crescimento, problemas periodontais, perdas de elementos dentários e maior comprometimento das estruturas dentárias devido a próteses ou restaurações extensas.

 

Quanto tempo demora em média um tratamento?

É difícil de se prever o tempo de um tratamento ortodôntico, pois este depende de vários fatores, como respostas biológicas individuais, tipo de má oclusão, tipo de aparelho utilizado e colaboração do paciente.

 

É dolorido?

O tratamento ortodôntico, no início, causa uma certa sensibilidade, principalmente na fase de colocação do aparelho. Após essa fase, existirá um desconforto para o paciente por cerca de 14 a 48 horas após os ajustes praticados pelo ortodontista.

 

Existe algum risco no tratamento?

Quando o tratamento é bem planejado e executado por profissional qualificado, não existem riscos maiores ao paciente, desde que ele siga todas as intruções dadas, principalmente no aspecto de higiene bucal, pois os detritos podem causar problemas gengivais, periodontais, manchas brancas e até mesmo cáries.

 

Tratamentos

Unidade São Mateus - CROSP 7787

R. Gêmeos, 69 - Cidade Satelite Santa Barbara, São Paulo

Tel.: 11 2012-4394

 

Responsável técnica

Renata Vianna Lourenço - CROSP 56920

Unidade Belem - CROSP 10023

R. Fernandes Viêira, 143 Belenzinho, São Paulo

Tel.: 11 2692-0246

 

Responsável técnica

Paula Christiane Orlandi Crisci - CROSP 57560

© Copyright 2016 RVL ODONTOLOGIA. Todos os direitos reservados.