Unidade São Mateus

11 2012-4394

Unidade Belem

11 2692-0246

Enviando...

Erro ao enviar.

Enviado.

CONTATO

Odontopediatria

Especialidade odontológica que objetiva a presevação dos dentes decíduos (de leite) e, mais tarde, dos dentes permanentes.

A orientação inicia-se com os pais do bebê e estende-se através de um trabalho contínuo de promoção de saúde bucal.

Dicas sobre higienização bucal em crianças:

1- A higiene deve ser iniciada desde o aparecimento do 1° dente de leite. Para isso, utiliza-se gaze ou fralda umedecida com água, limpando o dente junto à gengiva.

2- Quando o primeiro molar decíduo surge na cavidade bucal, a escova dental deve ser introduzida. Ela deve ser macia e pequena.

3- Nesta mesma época, o creme dental deve ser introduzido, uma vez ao dia, preferencialmente à noite. Sua quantidade deve corresponder a um grão de ervilha.

4- O uso de fio dental é importante nos arcos dentários sem espaço entre os dentes.

5- A higiene bucal deve ser realizada pelos pais, pelo menos uma vez no dia.

6- O uso racional do açúcar refere-se à diminuição do seu uso frequente, principalmente entre as refeições e à noite.

7- O flúor importante para o dente do bebê está disponível na água do abastecimento e no creme dental fluoretado, constituindo-se em um eficiente método de prevenção da cárie dentária.

8- Os suplementos de flúor ou vitaminas que contêm flúor em sua fórmula só devem ser usados em cidades que não possuem água fluoretada.

9- Na dentição decídua um tipo de cárie pode se desenvolver. É conhecida por “cárie de mamadeira”. Está relacionada com o uso frequente e contínuo de mamadeiras adoçadas, principalmente leite com algum tipo de açúcar, chás adoçados, refrigerantes, juntamente com a falta de higiene bucal.

10- A mãe deve ser orientada para que haja uma parceiria com o dentista, ajudando na vigilância e cuidados com os hábitos e higiene do seu filho.

 

Devo me preocupar em caso de atraso na vinda dos primeiros dentes de leite?

Não, pois a  idade média normal para o nascimento é por volta de 6 meses de idade. Um atraso em torno de mais 6 ou 8 meses ainda poderá ser considerado dentro da normalidade em nossa população. Também poderemos ter dentes de leite que nascem antes do prazo médio, ou seja, logo após o nascimento, ou por volta de 2 a 3 meses de idade (“dente neonatal”), se isso ocorrer, procure um odontopediatra.

No caso de perda de dente por trauma (bater a boca), qual procedimento deverá ser tomado?

Se a criança bater a boca, deverá procurar a odontopediatria, para o exame e radiografia da região atingida, fazendo uma avaliação do caso. Se houver trauma, guardar o fragmento em soro fisiológico, para tentar o procedimento clínico de colagem. Caso ocorra perda do dente, levar o mesmo, em soro fisiológico ou leite, ao odondontopediatra, onde será feita a avaliação do procedimento adequado.

 

O uso de mamadeira estrada os dentes?

O uso da mamadeira após a erupção dos dentes poderá levar a chamada cárie de mamadeira, quando apresentar uso descontrolado e contínuo. O fato de se adicionar outro componente, como açucares e cereais, leva o aumento da cárie. Também recomendamos que a mamadeira noturna seja suspensa com o nascer do primeiro dente. Assim, a Academia de Pediatria Americana recomenda que o uso da mamadeira seja interrompido entre o nono mês e o primeiro ano de vida. Essa redução deve ser gradual.

 

O uso da chupeta (ou mesmo chupar o dedo) faz os dentes entortarem?

Sim, a chupeta ou a sucção do dedo, leva a um desequilíbrio  das arcadas dentárias e à má posição dos dentes. O hábito da chupeta deverá ser interrompido por volta dos 3 anos de idade, quando a criança já está consciente de suas vontades e não quer mais a compensação de sugar. Portanto, devemos encorajá-la a deixar o hábito, sendo, às vezes, uma troca agradável e consciente. A retirada do hábito de sucção do dedo, requer mais consciência por parte da criança, força de vontade e sua colaboração, que poderá acontecer um pouco mais tarde. Nos casos mais severos, a avaliação de um psicologo é recomendável.

 

Quando deve ser iniciada a escovação dos dentes de leite?

A escovação dos primeiro dentes deverá ser iniciada assim que estes estejam erupcionados, com escova infantil e de cerdas macias. Antes da erupção dos dentinhos, a boca e a gengiva deverão ser limpas uma escova própria feita de silicone, a ponta de uma fralda ou gaze embebida em água filtrada. Os hábitos de higiene, aprendidos quando crianças, serão levados para a vida adulta.

Tratamentos

Unidade São Mateus - CROSP 7787

R. Gêmeos, 69 - Cidade Satelite Santa Barbara, São Paulo

Tel.: 11 2012-4394

 

Responsável técnica

Renata Vianna Lourenço - CROSP 56920

Unidade Belem - CROSP 10023

R. Fernandes Viêira, 143 Belenzinho, São Paulo

Tel.: 11 2692-0246

 

Responsável técnica

Paula Christiane Orlandi Crisci - CROSP 57560

© Copyright 2016 RVL ODONTOLOGIA. Todos os direitos reservados.