Endodontia

Especialidade odontológica popularmente conhecida como “tratamento de canal”, responsável pela prevenção e tratamento das doenças da polpa do dente.  A endodontia atua nos tratamentos clínico-terápico dos cados de necrose pulpar e suas possíveis consequências, como abscessos, cistos de pequeno e médio porte, dentre outros.

O que é tratamento de canal?

Consiste na remoção da polpa dental, uma estrutura viva que contém, entre outros elementos, nervos e vasos sanguíneos.

Por que um dente necessita de tratamento de canal?

De modo geral, o tratamento é indicado em duas situações

1- Quando a polpa cital se apresenta inflamada, com dor espontânea (pulpite) em decorrência da exposição da dentina por cárie profunda, fratura da coroa, retração gengival, entre outros.

2- Quando a polpa perde a vitalidade (polpa necrosada) e compromete a estrutura que envolve a raiz, provocando inflamação da membrana periodontal e do osso de modo assisntomático (granulomas e cistos).

O dente que apresenta tratamento de canal é considerado um dente morto?

Não, pois embora o dente não contenha mais a estrutura vital no seu interior (a polpa), o dente é envolvido em toda a sua superfície externa por um ligamento vivo (membrana periodontal), permitindo que esse elemento dental continue a executar suas funções normals sem nenhum prejuízo.

O tratamento de canal enfrequece os dentes?

O que causa o enfraquecimento dos dentes é a perde da estrutura dental causadageralmente pela cárie que, por sua vez, leva o dente a necessitar do tratamento de canal.

Quantas sessões são necessárias para realização do tratamento de canal?

Se o profissional tiver experiência e habilidade suficientes, pode realizar o tratamento de canal em apenas uma sessão, especialmene se o dente não estiver infectado (bactérias no canal). Na presença de pus, hemorragia persistente, tumefação ou retratamento em casos especiais, os tratamentos podem ser realizados em sessões múltiplas.

Por que algumas vezes é necessário realizar o retratamento do canal?

Quando o tratamento de canal anterior nãao foi bem executado por algum motivo ( dificuldade anatômicas, raízes com curvaturas acentuadas, canais calcificados, etc) ou quando o dente não foi devidamente restaurado, pode ocorrer a recontaminação do canal pelas bactérias presentes na saliva, levando a necessidade de retratamento.

O dente com canal tratado pode voltar a doer um dia?

Sim, mesmo que o tratamento de canal tenha sido bem executado, o dente pode voltar a doer se não receber a restauração definitiva ou se ocorrer uma cárie profunda permitindo a recontaminaçaõ do canal.